sábado, 13 de novembro de 2010

Ideia insana de pessoas ainda mais insanas

Há algumas personalidades a defender a saída de Portugal do sistema euro.

Só um louco sem real consciência do que sucederia a Portugal é que pode defender a saída do euro, como se fosse o euro o problema da economia portuguesa. É usar a velha receita de sempre, a famosa receita do Soares, um ignorante total em economia e que era conhecido no meio económico como o Sr. desvaloriza, pois para ele a solução para tudo é desvalorizar a moeda. O que escondem das pessoas, é que a desvalorização é a forma como os incompetentes dos políticos e dos respectivos compadrios, que estes colocam nos lugares de decisão económica em vez das pessoas que têm competência para tal, facilmente ocultam, temporariamente, a sua incompetência e fraude eleitoral.

A desvalorização do escudo nunca resolveu nada como se comprova hoje, apenas empobrece os portugueses sem que eles tenham noção disso, pois não vêm o seu salário ser reduzido no recibo do vencimento.

É verdade que os típicos empresários portugueses adoram a desvalorização da moeda, por se tornarem mais competitivos instantaneamente por via da instrumentação de política monetária, mas que raio de competitividade é essa? Não é uma competitividade verdadeira mas sim fingida porque é baseada na desvalorização de uma moeda e não na sua melhoria da eficiência da sua capacidade produtiva, é por isso que a maioria daqueles “patrões” portugueses gostam tanto da desvalorização, já que não os obriga a investir, a inovar, a serem competentes na sua gestão e podem ficar se armando em doutores e a comprar Ferraris como o faziam. É vê-los irem todos contentes para Angola em lugar de irem para onde existe uma concorrência não fingida pelo Estado e onde não existem os riscos políticos e as leis de proteccionismo que existem em Angola. Esquecem é que depois com a desvalorização do escudo aumenta o preço do petróleo e de todas as matérias-primas, assim, passado o efeito inicial, vai haver um aumento dos custos dos empresários e lá vêm eles de novo apelar à desvalorização da moeda. O Euro foi o melhor que aconteceu a Portugal, tira essa arma de fingimento e ocultação da incompetência dos políticos, estabiliza a moeda, protege da instabilidade da taxa de juro e amortece os efeitos das subidas dos preços das matérias-primas. Uma das coisas que um bom empresário/gestor mais deseja para fazer bem o seu trabalho é estabilidade nessas variáveis que lhe são externas.

Se os políticos voltarem a ter essa arma à sua disposição então é que não vão tomar qualquer política para corrigir o problema estrutural da economia e da sociedade nacional e quando o fizerem é porque a moeda já está tão baixa que já não vale o papel onde é impresso.

O problema são estes políticos corruptos e incompetentes. É duro o que vem pela frente? É sim senhor, mas é possível com as medidas correctas fazer com que seja duro mas que estruturalmente seja benéfico. Infelizmente é com alguns meios de comunicação a soldo de uma classe política que quer é o seu próprio interesse, em lugar do superior interesse nacional, que os políticos tentam vender estas insanidades para que as pessoas culpem o que não tem culpa.

Sem comentários: