sábado, 9 de outubro de 2010

“Porque é que os políticos não conseguem fazer boas políticas”

Ontem foi publicado no site do The Economist o seguinte título “Why politicians can't make good policy: It's not because they're not smart people” (tradução: “Porque é que os políticos não conseguem fazer boas políticas: Não é porque não sejam pessoas inteligentes”) seguido do respectivo texto. A resposta é bastante simples e verdadeira para todos os países.

A maioria, podemos até mesmo dizer que praticamente todos os políticos, com as raras excepções que constituem os lideres que ficam para a história, são incapazes de realizarem boas políticas porque o que motiva um político não é o melhor interesse do país mas sim a sua própria ambição e interesse, por essa razão ele tem que alimentar todos os grupos que o suportam nessa sua ambição política.

É igualmente verdade que eles não são pessoas burras, mas é também verdade que em praticamente todos os casos eles não são tão inteligentes quanto o que tentam vender aos eleitores. Podemos mesmo dizer que muito raramente eles são o que os nossos países têm de melhor, de mais inteligente e, muito menos, o de mais honesto para oferecer.

Se eles forem honestos nunca serão aprovados pelo partido, já que o partido necessita de pagar e sustentar todas as pessoas que o controlam e isso significa que o político, uma vez no poder, tem que conseguir empregos e colocações para todos os tubarões do partido e isso tem um simples nome… corrupção. Consequentemente os mais inteligentes dos nossos países preferem trabalhar no sector privado, já que assim podem legitimamente ganhar muito mais do que ganhariam no sector público. As grandes fortunas feitas no sector público, são feitas sendo corrupto não são feitas sendo honesto.

A única forma de podermos mudar esta realidade é fazendo do combate à corrupção uma questão cultural, uma questão de mentalidade nacional e mudando a forma como os partidos funcionam. É aqui onde reside a diferença entre os políticos de país para país. Nos países onde os eleitores possuem um elevado sentido cívico, honestidade e noção do poder de eleitor sobre os políticos, onde os eleitores não reduzem a sua participação na vida pública e política ao momento e ao acto de votar, onde os eleitores mantêm um escrutínio bem mais atento sobre as acções e decisões dos políticos é onde os políticos tendem a realizar melhores políticas pois sabem que é o único caminho para a reeleição.

Sem comentários: